Nova atualização do iPhone avisa usuário sobre espionagem de apps

A nova atualização do iPhone, o iOS 14, está disponível na versão beta para os usuários já há algumas semanas e uma de suas novas funções é mostra quando um aplicativo tenta usar a sua câmera mesmo depois de fechado.

O Instagram, do Facebook, entrou para a lista de apps que tentam te espionar durante o dia na nova atualização dos produtos da Apple.

Segundo um usuário no Twitter, que está usando a versão beta da atualização, quando um aplicativo está usando a câmera mesmo sem a sua permissão, um ícone verde aparece na tela de controle do dispositivo. Foi o que aconteceu com ele enquanto ele usava o Instagram, apenas rolando o feed para ver as fotos de quem ele segue.

Casually browsing Instagram when suddenly the new iOS 14 camera/microphone indicator comes on. Then control panel ratted out the app behind it. This is going to change things. #iOS14 pic.twitter.com/EnTIRsqq3R

— KevDoy (@KevDoy) July 17, 2020

Nos comentários do tuite do usuário @KevDoy, outras pessoas comentaram que passaram por situações semelhantes enquanto usavam o iOS 14. Um deles, inclusive, afirmou que o mesmo aconteceu durante o uso do YouTube.

Why is @youtube actually recording audio while I am just scrolling my feed? pic.twitter.com/oG7EbZ6A0F

— mhorn (@mhorniq) July 10, 2020

A EXAME entrou em contato com o Instagram, mas não teve uma resposta até o momento da publicação desta matéria. No entanto, segundo o site americano The Verge, o que aconteceu em relação à rede social foi um “bug” e que ele será consertado em breve. “Nós só acessamos a sua câmera quando você nos permite — por exemplo, quando você muda do Feed para a ferramenta da Câmera. Nós descobrimos o bug e estamos consertando. O iOS 14 indica erroneamente que estamos usando a câmera quando não estamos. Não acessamos a sua câmera e nenhum conteúdo é gravado”, disse um porta-voz ao The Verge.

Essa não é a primeira vez que um aplicativo do Facebook é acusado de roubar dados dos usuários sem permissão prévia. No ano passado, a empresa contratou pessoas para ouvirem e transcreverem mensagens de áudio enviadas no Messenger. À época, a justificativa era a “aprimoração dos recursos de Inteligência Artificial do aplicativo”.

Mas, além do YouTube e do Instagram, outros aplicativos também foram denunciados pela nova atualização do iPhone. É o caso do TikTok, do LinkedIn e do Reddit. O iOS 14 avisa quando um aplicativo faz uma cópia dos conteúdos do dispositivo.

The post Nova atualização do iPhone avisa usuário sobre espionagem de apps appeared first on Exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *