Ibovespa sobe e supera os 97 mil após payroll melhor do que o esperado

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, avança, nesta quinta-feira, 2, impulsionado pelos dados do relatório oficial do mercado de trabalho americano, o payroll, que voltou a superar as expectativas dos investidores, injetando grande otimismo. Às 10h46, o Ibovespa subia 1,58% e marcava 97.724,59 pontos.

Divulgado nesta manhã pela Secretaria de Estatísticas Trabalhistas Estados Unidos, o payroll revelou que, em junho, foram criados 4,8 milhões de empregos não-agrícolas no país, superando as expectativas do mercado, que esperava um saldo positivo de 3 milhões de vagas no mês. Também foi revisado para cima o payroll de maio, de criação de 2,509 milhões para 2,699 milhões de empregos. Com isso, a taxa de desemprego americana caiu de 13,3% para 11,1%.

“O payroll animou muito o mercado. A criação de empregos ficou 60% acima do esperado. Foi tão bom que o mercado está até relevando o medo com o avanço do coronavírus nos EUA, que vem apresentando números recordes”, disse Pablo Spyer, diretor de operações da Miraer Asset.

Após a divulgação do dado, os índices futuros da bolsa americana, que já vinham em alta, com o otimismo sobre a vacina que vem sendo desenvolvida pela Pfizer, acentuaram o movimento positivo, assim como ocorreu em outras bolsas estrangeiras, como as da Europa. Nos Estados Unidos, o S&P 500 avança 1,37%, enquanto o índice pan-europeu Stoxx 600 sobe 1,68%.

“O dado reforça a tese de recuperação mais acelerada da economia americana ao longo do final do segundo trimestre. Este fenômeno está intimamente relacionado a reabertura da economia”, afirmou Felipe Sichel, estrategista-chefe do modalmais, em nota a clientes.

A produção industrial brasileira, que cresceu 7%, em maio, em relação ao mês anterior, também contribui para a valorização da bolsa local. A expectativa era de expansão de 6,7%.

Apesar dos dados acima das projeções, no radar do mercado, seguem fatores nada animadores, como o crescimento do número de casos de covid-19 nos EUA, que tem levado alguns estados, como Texas, Califórnia e Flórida a retardarem processos de reabertura e escaldas de tensões geopolíticas.

Em Hong Kong, o dia foi marcado por protestos desencadeados após a China aprovar a lei de segurança nacional sobre o território autônomo. Os investidores temem que os Estados Unidos, contrário à medida, faça duras retaliações comerciais. Na véspera, a Câmara americana aprovou um projeto de lei que penaliza bancos que façam negócios com autoridades chinesas que apoiaram a lei de segurança nacional.

The post Ibovespa sobe e supera os 97 mil após payroll melhor do que o esperado appeared first on Exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *