8 Temas de Redação 2020 – ENEM, Vestibular – Possível Tema de Redação

O superpoder que todo vestibulando gostaria de ter é saber tudo o que vai cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principalmente o tema da temida redação. O medo da maior parte dos candidatos é não saber argumentar sobre o tema e, muito menos, propor uma solução ao problema apresentado.

Para facilitar sua vida de estudante, 8 possíveis temas de redação para o Enem 2020! Confira a lista:

  1. Mobilidade urbana sustentável

Dentro desse tema, vale estudar as políticas públicas de deslocamento e a falta de investimento no transporte público e nos alternativos, que contribui ainda mais para problemas como o congestionamento. Também é preciso pensar em alternativas para minimizar os impactos causados pelos veículos ao meio ambiente, como a emissão de gases, por exemplo.

  1. A evasão escolar em questão no Brasil

O Censo Escolar, divulgado em 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que ainda há 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. Essa evasão pode estar associada a falta de escolas, bullying, falta de condições econômicas dos alunos, dentre outros.

  1. A preservação da saúde mental no mundo globalizado

Com o número de casos de suicídio cada vez mais alarmantes, torna-se necessário pensar em políticas públicas para combater não só esse mau, mas para preservar a saúde mental como um todo.

  1. O meio ambiente em questão no Brasil

As chamadas pautas verdes tem estado cada vez mais em discussão. Por isso, pensar em temas como combate à poluição é imprescindível. Os desastres ambientais que ocorreram recentemente em Mariana e Brumadinho também são uma pauta importante a ser discutida.

  1. O perigo da crise hídrica no Brasil

Outra pauta verde é a questão da crise hídrica no Brasil. É importante você entender as causas e consequências dessa crise e pesquisar as políticas que já estão em prática para resolver o problema e as possíveis soluções futuras.

  1. Educação à distância

Em meio a pandemia do Covid-19, a educação brasileira teve que se reinventar em tempo recorde, a fim de que conseguisse manter os alunos ativos em seus estudos e, ao mesmo tempo, preservar a qualidade da educação.

  1. O aumento da expectativa de vida entre os brasileiros

A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado no últimos anos pela melhora na qualidade de vida e bem-estar da população. É interessante entender os fatores que levam a esse aumento e como continuar o crescimento.

  1. Analfabetismo total e funcional

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 6,8% da população acima dos 15 anos é analfabeta total, ou seja, não sabem ler o próprio nome. Além disso, numa pesquisa feita pelo Instituto Paulo Montenegro, foi constatado que 29% da população brasileira é analfabeta funcional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *