História da publicidade dos carros reflete mudanças de costumes

Uma viagem na história do automóvel por meio dos seus anúncios. É isso que propõe o livro 20th Century Classic Cars: 100 Years of Automotive Ads, de Jim Heimann e Phil Patton, lançado pela editora alemã TASCHEN já há algum tempinho, mas esse fato nada depõe contra suas informações. O título traz mais de quatrocentas peças promocionais, mapeando as produções que vão desde os primórdios da década de 1910 até chegar à era dos SUVs, passando pelas principais tendências de estilo. Uma edição mais atual seria bem-vinda porque traria as campanhas do dia de hoje. A ver…

Capa de “20th Century Classic Cars: 100 Years of Automotive Ads”Taschen/Divulgação

Pelo seu caráter abrangente, o livro tende a agradar não apenas quem gosta do automóvel pelo seu lado bruto e veloz, mas também aqueles leitores que entendem o carro como protagonista da história social, do design, do comportamento desde os tempos modernos. Se forem consideradas as ilustrações recheadas de mulheres e homens elegantemente vestidos, também podemos dizer que o livro sobre os seres motorizados conta também muito da história da moda e dos hábitos de consumo de uma época.

 

Livro mapeia anúncios da indústria automobilísticaTaschen/Divulgação

A edição é trilingue: inglês, francês, alemão. Não há em português, o que é uma pena, mas ainda assim a consulta vale nem que seja para apreciar suas curiosas imagens. O livro está disponível na Amazon.

Chico Barbosa é jornalista, escritor e editor da CBNEWS

 

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