Cervejaria é acusada de racismo após estampar rosto de escrava em lata

A cerveja Cafuza Imperial India Black Ale, leva na embalagem uma foto de uma escrava feita pelo fotógrafo do período colonial Alberto Henschel, segundo a colorista Marina Amaral.

Segundo ela, a foto é de domínio público, e o absurdo é utilizar a imagem de uma mulher escravizada na embalagem da bebida.

“Vocês se lembram dessa foto tirada pelo Alberto Henschel que eu restaurei e colorizei? Pois é, alguém achou que seria uma boa ideia transformar o rosto dessa mulher escravizada, violentada, explorada e subjugada em imagem ilustrativa de lata de cerveja”, escreveu Marina no Twitter. 

Vocês se lembram dessa foto tirada pelo Alberto Henschel que eu restaurei e colorizei?

Pois é, alguém achou que seria uma boa ideia transformar o rosto dessa mulher escravizada, violentada, explorada e subjugada em imagem ilustrativa de lata de cerveja. pic.twitter.com/3cdGMFb4eY

— Marina Amaral (@marinamaral2) June 26, 2020

Após a denúncia, a Cervejaria Dogma, que foi criada em 2015 por três cervejeiros independentes e hoje está localizada no centro de São Paulo, foi criticada por racismo pelos internautas e não chegou a fazer um pronunciamento oficial. 

Em resposta a uma internauta, a cervejaria afirmou no Instagram que o rótulo foi desenvolvido “há muito tempo” e que no “início deste ano o produto foi retirado da linha fixa após um reposicionamento da empresa”.

A cerveja não está disponível no site da empresa, e quando comercializada custava cerca de 40 reais a lata com 473 ml. Segundo site que comercializam cervejas, “a cerveja artesanal Dogma Cafuza é uma Imperial Black Ipa e reflete a miscigenação brasileira em sua receita. É originalmente uma Imperial IPA com adição de maltes escuros de uma Stout e um dos principais ícones da marca”. 

A Dogma afirmou ainda que “a decisão de retirar essa cerveja da nossa linha já havia sido tomada. Tínhamos outra informação sobre a origem da ilustração. Espero que entenda que sempre vamos estar evoluindo”.

<span class=”hidden”>–</span>//Reprodução

The post Cervejaria é acusada de racismo após estampar rosto de escrava em lata appeared first on Exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *