Aberto e fechado: um shopping entre duas quarentenas

O Shopping Iguatemi Esplanada, que fica entre os municípios de Sorocaba e Votorantim, no interior paulista, passa por uma situação inédita. A partir de hoje, parte das lojas pode abrir as portas, já a outra, não. A parte localizada no território de Sorocaba está impedida de abrir ao público, já que a prefeitura do município voltou para a fase 1 do Plano São Paulo com o esgotamento dos leitos de UTI da rede pública para pacientes com coronavírus. Já as lojas que ficam no território de Votorantim poderão funcionar das 15h às 19h, de acordo com as regras da fase 2 do plano de flexibilização.

A medida está sujeita a mudanças já que a prefeitura vai avaliar na próxima sexta-feira, 26 de junho, se avança para a fase 2 do plano. Isso depende do estágio da pandemia na cidade.  Na semana passada, o governo do estado recomendou que tanto Sorocaba como Campinas tomassem medidas mais restritivas de isolamento social, mesmo estando em uma fase do Plano São Paulo em que podem abrir o comércio e shoppings.

Para que os clientes não fiquem sem acesso aos serviços do shopping, o Iguatemi Esplanada disponibiliza delivery e drive-thru. Para a área que está aberta à população, o estabelecimento segue as recomendações das autoridades de saúde e do governo do estado de São Paulo como limitação da capacidade e uso obrigatório de máscaras.

Os sorocabanos que não devem estar muito felizes, já que a maior parte de lojas abertas está do lado dos  votorantinenses — ou então, basta entrar pelo lado sem restrições do shopping.

A covid-19 tem dado sinais de estabilização no estado de São Paulo e o número de novos casos está cada vez mais focado no interior do que na capital. O Plano São Paulo, que divide o estado em 17 regiões e estabelece fases de quarentena para cada uma delas, leva em conta quesitos como taxa de isolamento, leitos de UTI e número de casos. A fase 1 é a mais restritiva, só com os serviços essenciais funcionando, e a fase 5, a de abertura total. As fases podem tanto avançar quanto retroceder.

 

The post Aberto e fechado: um shopping entre duas quarentenas appeared first on Exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *