Ana Moser: “A mais alta gestão do esporte no Brasil não tem oposição!”

O episódio do Esporte Executivo desta semana tem a honra de receber Ana Moser, medalhista olímpica, multicampeã como jogadora e atual ‎Diretora Presidente – ‎Instituto Esporte & Educação. Ana tem uma visão multifacetada do esporte. Chegou jovem às disputas, jogou e teve uma ampla e vitoriosa careira. Ao abandonar as quadras como jogadora, manteve-se protagonista do esporte nacional com seu Instituo que é referência de atuação do Terceiro Setor no Esporte.

Seu olhar, entretanto, não é exatamente animador para a gestão esportiva nacional. “O pior problema do Esporte é ser muito restrito, com Federações muito dominantes em cada modalidade. Não há aberturas para profissionais realmente dedicados à gestão” desabafa, Ana.

Observando o esporte por suas camadas internas, Ana Moser explicita que o terceiro setor tem a flexibilidade de trabalho com os jovens que o poder público não tem, mas é justamente na escala de trabalho que seus custos crescem e dificultam a manutenção do trabalho. Também por isso, Ana percebe que o atleta nacional, desamparado pelo sistema educacional brasileiro, ou bem se dedica ao esporte, ou bem se capacita. E essa exclusão apenas enfraquece a gestão do esporte nacional. “O conhecimento prático de quem foi atleta é enorme, mas pouco aproveitamos isso na continuidade do Esporte”.

O Instituto Esporte & Educação, com a seriedade e qualidade com que é gerido, tem inúmeras empresas parceiras, como o Banco BV. AInda assim, a crise pela pandemia preocupa. “Toda a crise atual afeta os meio de captação do terceiro setor. Não sabemos como manteremos as receitas esse ano”, se preocupa Ana. Uma pena.

Particularmente, foi uma honra falar com Ana. Daqueles papos em que minha figura se alterna entre apresentador e fã. O vídeo completo você vê aqui:

The post Ana Moser: “A mais alta gestão do esporte no Brasil não tem oposição!” appeared first on Exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *